top of page

Tomada de Decisões

O que você está fazendo hoje, pelo seu amanhã?

Quantas vezes você já se perguntou se o que você está fazendo é criar sua história, ou apenas seguir a matilha?

Pois é, se você já se perguntou, você é um dos poucos que quer ser o protagonista da sua vida. Mas beleza, eu me pergunto, tenho definido o caminho que quero traçar, mas como coloco em prática?

Hoje, no vamos subir, vamos falar sobre sinceridade e maturidade nas suas escolhas.

Não há certo ou errado em como ascender em uma carreira, mas uma das coisas que os grandes executivos têm em mente e levam com grande orgulho é a tomada de decisões. Afinal, se você não tomar seus caminhos, ninguém vai.

Falar um sim para o que queremos é difícil, mas se torna mais pesado quando temos que enfrentar o grande e perigoso não, você já aceitou uma tarefa, pois não soube dizer não? Pois é, a maturidade está até nas coisas que não conseguimos fazer.

Mas como ser maduro nas decisões e saber quando dizer sim e dizer não?

Abaixo segue alguns passos que irão te ajudar:

1ª Forma – Estude os prós e contras:

O jeito mais conhecido de obter sucesso em uma tomada de decisão é mensurar quais são os prós e contras de uma situação e tudo isso feito de forma limpa, sem deixar que a empolgação do momento interferia em seu ato.

Quando estamos muito animados com algo, não conseguimos ver com clareza e podemos acabar tomando uma atitude precipitada. Para que você não se arrependa ao final, faça as coisas com a cabeça.

Recebeu uma proposta e está em meio a uma situação que necessita de uma decisão? Ok, escute tudo o que vão te dizer com atenção e não dê qualquer resposta no ato. Peça alguns dias para que você possa amadurecer a ideia e assim, escolher a melhor opção.

2ª Forma – Escute mais opiniões:

Você está com uma grande proposta em mãos, já avaliou os prós e contras e mesmo assim não sabe qual é a melhor decisão a ser tomada? Então, ainda não é o momento de dar nenhuma reposta, pois é a hora de escutar mais opiniões sobre o assunto.

Se você tem um sócio ou um parceiro de negócios, talvez seja interessante que você sente com ele e abra o jogo, apresentando todos os pontos que já foram analisados por você e assim, mostrando os porquês de você ainda não ter conseguido bater o martelo.

Essa atitude não significa que você não tenha opinião própria ou que você é incapaz de tomar uma decisão sozinha, muito pelo contrário… Isso mostra que você tem a maturidade de ouvir diversas opiniões, já que cada um tem suas experiências pessoais e pode lhe ajudar com uma visão diferenciada do assunto.

3ª Forma – Aprenda com Cases de sucesso:

Outra boa forma de aprender a tomar decisões é ouvindo a experiência dos outros. Como disse no tópico acima, por muitas vezes temos uma visão limitada das situações, pois não temos a maturidade profissional de outras pessoas.

Essa falta de maturidade não pode e não deve ser desculpa para desistir de uma situação e é justamente por isso que a internet está repleta de cases de sucesso que podem te ajudar a visualizar situações que você nunca passou.

Dê uma estuda em cases de negócios que são parecidos com o seu ramo de atuação e vá ganhando experiência, através da leitura para quando o momento chegar, você consiga ter mais certeza da decisão que está tomando.

Bom, como sempre falamos aqui, nossa jornada não é como uma receita de lasanha, tudo depende do momento que você está, de onde você está e por onde está passando. Portanto, tome sua primeira decisão hoje. Continuar vivendo um dia após o outro ou embarcar nesta astronave rumo ao sucesso?

E aí, vamos subir?


bottom of page