AGENDA DE EVENTOS
COMO USAR O LINKEDIN
O LinkedIn é maior rede social profissional que existe na atualidade. Com mais de 610 milhões de usuários conectados (fonte: LinkedIn), essa é a melhor ferramenta para te auxiliar na conquista de um emprego melhor, manter relações com empresas, colegas de trabalho e uma rede de contatos.
Segundo o próprio LinkedIn, a missão da rede é:
“Conectar os profissionais do mundo inteiro e fazê-los mais produtivos e bem-sucedidos”.
Por ser uma ferramenta muito utilizada por job hunters e também seu currículo digital, por isso precisa saber o que vai colocar para que os recrutadores se interessem e entrem em contato com você.
Vamos dar algumas dicas de como podemos ter um perfil mais atrativo:
1) FOTO
No LinkedIn é muito importante que você tenha uma foto. De acordo com a Revista EXAME pesquisas mostram que perfis com fotos são 14 vezes mais vistos. Então dedique um tempo para tirar uma boa foto, preferencialmente com propósito profissional.
2) FAÇA UM BOM RESUMO (SUMMARY)
Logo no começo do seu perfil, você terá a oportunidade de criar um resumo de suas experiências. Aqui você precisa colocar palavras-chave mais relevantes, sempre focando em ações e resultados.
3) SEÇÕES
Preencha todas as seções possíveis, colocando informações relevantes em cada uma delas.
Lembre-se sempre de deixar seu perfil do LinkedIn o mais atualizado possível, informações como experiência acadêmica, trabalhos voluntários são bastante úteis, e podem gerar uma maior evidência para os outros usuários da plataforma.
Tatiana Sereno compartilha um pouco de como podemos ter um perfil no LinkedIn mais atrativo para os recrutadores, ela comenta: “Quanto mais informações, melhor”. Como o currículo, o LinkedIn é uma ferramenta onde conseguimos expor um pouco mais sobre nossas experiências e conseguimos atingir um publico maior. Alem das dicas acima, Tatiana comenta que o LinkedIn é “menos sobre o que você faz e mais sobre que resultado você entregou onde passou”.
Além dessas dicas de como preencher o LinkedIn, vamos explicar como você pode buscar e se candidatar para as vagas.
Assim que entramos no LinkedIn, existe um campo ao lado do ícone do LinkedIn chamado: Pesquisar. Nesse campo, você pode buscar: pessoas, conteúdos, empresas, vagas, grupos e instituições, através de uma pesquisa booleana.
A pesquisa booleana é baseada na teoria dos conjuntos, ou seja, utilizamos alguns operadores para combinar vários termos em uma pesquisa. Esses operadores são: AND (E), OR (OU), NOT (EXCLUSÃO). Como vamos pesquisar oportunidades, a pesquisa é mais simples. Ao colocar alguma palavra no campo pesquisar, o que você terá é o exemplo abaixo:
O LinkedIn exibe o resultado de tudo que está relacionado a pesquisa “recrutamento e seleção”, então selecionamos o campo “Vagas” e temos somente o que precisamos:
Ao clicar em “candidatura simplificada”, enviamos o nosso interesse ao recrutador que postou a vaga ou podemos ser direcionados para o site da empresa para realizar o cadastro. Agora é só aguardar ser chamado para a entrevista e Vamos Subir!
Para entender um pouco mais sobre pesquisas booleanas no LinkedIn:
Como destacamos anteriormente, o LinkedIn não se trata apenas de uma ferramenta de conexão e emprego. Se trata também de um portfólio eletrônico de suas habilidades e aptidões para assim dar a visibilidade de seu perfil às possíveis oportunidades.
“As redes sociais revolucionaram a forma com que as pessoas se comunicam. Hoje, até mesmo as empresas precisam ter presença online para estar mais perto dos seus clientes. Quando se trata de carreira, os profissionais têm uma rede específica para fazer contatos, conseguir empregos, fechar parcerias. Continue acompanhando o artigo e saiba o que é LinkedIn e qual é a sua importância na vida atual”.
Marcus Marques (CEO & Founder da MM Insight’s).
Por isso reforçamos que a atividade constante nesta rede social poderá abrir portas. Assim como no Twitter, Instagram, Facebook etc, siga hashtags que são de assuntos mais falados, ou assuntos que você domina. Você pode participar de alguma publicação comentando-a, ou compartilhando o conteúdo dela em seu perfil do LinkedIn mostrando seu ponto de vista, ou interesse.
Caso tenha habilidades de escrita, você poderá compor artigos e compartilhar em sua rede, ou por meio das tags de interesse. Lembre-se que uma boa escrita é essencial para desenvolver um texto técnico em uma rede social voltada aos negócios e conexões profissionais.
Ao utilizar estas ferramentas, não busque mostrar o quão eloquente você é. Por outro lado, mostre que você domina um (ou mais assuntos) que são relevantes na sua área de atuação. E claro, lembre-se de compartilhar.