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AGENDA DE EVENTOS

NETWORKING

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Pessoal, hoje vamos falar sobre Network. Para começarmos vamos definir o que seria um Network ou uma rede de contatos. De acordo com o site www.napratica.org.br, Network: “trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si”. Quando falamos do mercado de trabalho, a rede social LinkedIn é uma das ferramentas mais utilizadas para você fazer o network, lá você pode encontrar o recrutador que fez a entrevista com você, informações sobre a empresa que você está pesquisando, publicações sobre diversos temas, etc.

Mas precisamos tomar cuidado em como fazemos esse network, pois como vimos, é uma troca de informação e conhecimento com outra pessoa. Não basta sair adicionando todo mundo no LinkedIn e ter mais de 15 mil pessoas, se não tiver uma troca de conhecimento, não fará sentido ter tantas pessoas em sua rede de contatos.

Separamos 4 dicas do site para te ajudar a melhorar sua rede de contatos:

  1. Mudar a maneira como vemos as relações de reciprocidade: ao invés de absorvemos o máximo da outra pessoa, precisamos dar o máximo do que temos para as pessoas nos vejam como um profissional quilificado;

  2. Estabelecer relações de confiança: abrimos muito mais portas de forma mais rápida para novos desafios;

  3. Utilizar nossa rede de forma indireta: podemos apresentar duas pessoas que não se conhecem e eles podem fazer um bom network entre si;

  4. Agradecer as pessoas que nos ajudam em nossa rede: lembre-se de sempre agradecer as pessoas que te ajudaram com algo, seja em um projeto ou apresentando alguém.

Segundo Tatiana Sereno (Diretora de RH da Diageo), network é uma rede de contatos de pessoas que conhecemos em áreas diversas áreas de nossas vidas (profissionais, pessoais, etc). E que por conta dessas interações, devemos identificar quais são as pessoas chave (ou grupo de pessoas) que reconheçam o seu bom trabalho, e que possam indicar seu nome sempre que uma nova oportunidade aparecer. “A recomendação não é aquela escrita no LinkedIn. É quando essa pessoa for contatada por alguém sobre alguma oportunidade você ser o alguém que passa na cabeça dela como um nome que ela pode reconhecer” diz Tatiana. Ela complementa que para construir o network algumas decisões importantes são necessárias:

● Descobrir quais são as pessoas influentes em nossa rede de contatos (sempre aquelas que trabalharam com você);

● E dentro da sua área de atuação, conhecer pessoas importantes que tenham outros contatos para que mais pessoas de sua rede conheçam o valor de seu trabalho.

 

“Não é só volume, mas a qualidade que você vai ter nisso”  finaliza Tatiana.

Confira o conteúdo dessas dicas no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=67&v=EV5ySTQOtTc

E ai, o que você pode melhorar em sua rede de contatos? Traremos mais dicas sobre esse assunto nas próximas semana.

Para o escritor Max Gehringer, networking significa conhecer a pessoa certa que vai fazer a diferença em sua carreira profissional. Ele exemplifica que podemos conhecer esse contato em diversas áreas (ou grupos) de nosso cotidiano. Tais como: Colegas de cursos/faculdade, contatos de eventos, companheiros de trabalho, etc.

Semelhante à amizade de longa data, precisamos conhecer essas pessoas. Pergunte-se: 

  • Quais são as aspirações deste contato?

  • Quais são seus interesses?

  • Será que ele pode acrescentar algo que falta em minha carreira, currículo, comportamentos por meio de feedbacks e coaching?

  • Por que eu seria uma boa conexão à ele(a)?

Ao seguir alguns questionamentos críticos e básicos como os apontados anteriormente, iremos filtrar e priorizar possíveis contatos verdadeiros. Mas, tão necessário o primeiro approach, invite e chat com essa pessoa, nós precisamos manter o contato, pois no futuro elas podem nos ajudar de algum modo (e vice versa).

Max Gehringer conclui: “Um bom currículo, cheio de cursos ou um passado com muita experiência levam alguém até a porta da empresa, networking é conhecer quem tem a chave que abre a porta.”

Vamos para um segundo e refletir:

“Se já tenho um filtro, se já conheço um pouco mais sobre as ferramentas e formas de buscas. Como posso fazer as pessoas chegarem até mim?”

Leve em conta que, para conhecer essa pessoa que tem a chave que abre a porta, precisamos de alguns atributos essenciais, são eles:

  • Manter seu perfil do LinkedIn ativo e atualizado. Fazemos isso quando colocamos cursos que estamos participando, ou já concluídos. Assim como suas palavras e opiniões sobre uma palestras ou eventos. Se você achar alguma matéria interessante, comente sobre ela e publique no LinkedIn, ou marque alguém que pode se beneficiar com a informação, isso é manter a parceria (uma via de mão dupla), essa pessoa irá lembrar de você em algum momento.

  • Participar de grupos (WhatsApp, LinkedIn, outras mídias), seguir os influenciadores que são de seu interesse profissional e buscar interação. Isso não significa que você digitará a cada publicação: “EI, ME NOTEM! EU ESTOU AQUI E SOU BOM NISSO!” Mas, como dito anteriormente, sua opinião vale muito no meio profissional que vivemos. Isso nos ajuda a não apenas entender o nosso lado, mas, entender o que outros pensam e se for necessário adequar seu mindset, ou influenciar corretamente outros. Devemos lembrar que um insight é um material valioso para todos, qualquer conhecimento adicional compartilhado poderá ser uma chave para uma conexão bem sucedida.

  • Tenha uma estratégia de marketing pessoal. Um grande diferencial que possíveis conexões e job hunters procuram em um mundo tão diversificado como a internet é a famosa autenticidade. Ou seja, se você quer muito algo não se deve ir apenas na onda do que as pessoas estão comentando e curtindo. Mas de alguma forma, mostrar o porque você é diferente.

Para esta série de tópicos, buscamos inspiração no texto publicado pelo CMO & Co-founder da Feedz, Gabriel Leite. Confira em “5 dicas incríveis de como fazer um bom networking no LinkedIn e ser bem-sucedido nos negócios.” (https://www.linkedin.com/pulse/5-dicas-incr%C3%ADveis-de-como-fazer-um-bom-networking-linkedin-leite/

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