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Supply Chain - Parte 1

Supply Chain é a expressão em inglês para cadeia de suprimentos, para muitos estudiosos também considerada cadeia logística. Ele se refere aos processos e aos diversos caminhos por quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.

Com as constantes adaptações no mercado, o profissional especializado em Supply Chain tem ganho espaço e se tornando indispensável nas empresas.

As principais formações acadêmicas que englobam o perfil do profissional em Supply Chain são: Administração, logística e Engenharia de Produção.

Em artigos anteriores, abordamos o Customer Success, que trata do sucesso do cliente ou em outras palavras, da satisfação do cliente com o produto/serviço; o Supply Chain é a base da pirâmide, essa função basicamente garante que o cliente receba seu produto no tempo e qualidade firmados em contrato.

Na prática, Supply Chain representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes. Adicione a todas essas etapas a infraestrutura física e de processos necessários para dar suporte às operações.

Dentro do processo de supply chain, podemos incluir também algumas atividades adicionais, como as relacionadas à criação de novos produtos, ao atendimento ao consumidor, ao controle financeiro e ao marketing.

Isso envolve a interação entre diversas empresas e profissionais, como produtores, fornecedores, distribuidores e lojistas, além de toda a logística necessária que permite a movimentação de produtos e insumos.

Que benefícios a boa gestão de supply chain traz para o negócio?

O gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos tem bons reflexos em toda a empresa. É por meio dele que a empresa vai controlar os fluxos dos produtos — e isso afeta diretamente o consumidor. Alguns dos principais benefícios relativos à boa gestão de supply chain são:

O bom gerenciamento da cadeia de suprimentos:
Permite à empresa garantir que os produtos estarão disponíveis e serão entregues no prazo combinado. Desse modo, não haverá produtos em falta ou em excesso por problemas na gestão de estoques.
Redução de custos operacionais:

Existe uma redução significativa nos custos de armazenamento relacionados à ocupação desnecessária de espaços no armazém e perdas de produtos que, por exemplo, passaram da data de vencimento ou ficaram encalhados.

Aumento da receita:

A loja consegue perceber um aumento nos lucros como resultado direto dos benefícios já alistados. Além disso, uma gestão eficiente sempre busca parcerias com fornecedores e transportadoras que oferecem preços competitivos e qualidade nos produtos e atendimento.

Portanto, melhores produtos chegando à empresa com agilidade representarão mais vendas e resultados mais satisfatórios.

Não é à toa que a supply chain tem alçado um papel estratégico nas organizações, tendo em vista seu potencial de reduzir custos e aprimorar a experiência do consumidor.

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