Dentre os atributos mais desejados pelos empregadores, a eficiência com certeza está no topo da lista.
Nós escutamos quase que rotineiramente a palavra eficiência, será que sabemos o que ela significa?
A palavra eficiência vem do Latim EFFICERE = realizar, levar a cabo.
Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções.
Bom, já entendemos o que significa, a pergunta a se fazer é: “Eu sou eficiente?”
Temos vários exemplos mercado afora de pessoas que tem um currículo cheio de boas experiências e uma formação acadêmica excelente, mas perdem a posição para pessoas que teoricamente tem uma formação “pior”, normalmente a falta de eficiência é a causa.
Mas como me tornar eficiente?
A resposta é simples: Execute rápido, de forma assertiva e se cubra de quaisquer problemas que possam aparecer.
Por mais simples que seja não é fácil. Vamos abordar alguns pontos que se utilizados e explorados de forma correta vão nos levar a sermos mais eficientes e alcançar resultados melhores.
Planeje.
Dificilmente pessoas eficientes não planejam, elas já sabem o que tem de fazer e quando fazer; sabem disso com antecedência. Ganhar tempo tem muito haver com não perder tempo, quem planeja bem, trabalha bem.
Seja honesto.
Parece que uma coisa não tem haver com a outra, mas pense bem, tem sim. Temos de ser honestos conosco mesmo, com nosso pares, equipe e superiores. Não podemos mentir sobre nossa situação emocional, física e intelectual, muitas vezes estamos exaustos e tudo bem, ninguém executa bem um processo, serviço ou tarefa sem estar 100% focado, isso exige descanso e alimentação adequadas. Seja honesto consigo mesmo quanto a sua situação, descanse quando precisar, trabalhe arduamente quando sempre que puder e faça.
Escute.
Escutar pessoas que trabalham com você e até mesmo mentores, pode ser uma grande saída para elevar sua taxa de eficiência. Muitas vezes estamos tão perto do problema que não conseguimos enxergá-lo, sendo necessária a visão de outros que estão fora do processo em si.
Tenha resiliência.
A capacidade de escutar por si só já exige muita resiliência, porém a capacidade de se adaptar rapidamente a situações garante que apesar das mudanças a entrega dos resultados seja mantida.
Mostre serviço.
Aquela velha história, quem não é visto não é lembrado. Seja notado, isso fará com que além de tudo cresça mais rapidamente dentro da organização.Mostre interesse em realizar tarefas mais desafiadoras.
Cumpra os prazos.
Afinal, ser eficiente já quer dizer que você não deixa as coisa para última hora.
Confira as postagens do Vamos Subir.
É isso aí, aqui você confere dicas semanais que vão te ajudar a ser um profissional melhor, não perca nada e não fique de fora!