top of page

Como escolher meu curso?

Um dos primeiros passos para se ingressar no mercado de trabalho é escolher seu curso na faculdade.

Atualmente alguns cursos técnicos profissionalizantes também entraram em cena com mais força, e somam hoje uma grande parte da massa de trabalho em nosso País.

Como escolher o curso? Quais os aspectos devem ser levados em consideração? São dúvidas pertinentes em pessoas de todas as idades.

A verdade é que não existe uma receita mágica ou uma fórmula que diga como fazer essas escolhas, a escolha do curso é tão pessoal quanto a escolha de sua carreira.

Os cursos são divididos em geral em algumas categorias, são elas:

  • Biológicas;

  • Humanas;

  • Exatas;

  • Tecnológicas.

Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?

Existem três tipos de curso superior no Brasil – bacharelado, licenciatura e curso tecnológico (“de tecnólogo).Essa é uma informação que você também deve levar em conta na hora de escolher seu curso.

Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista.Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos . São a melhor escolha para quem quer ser professor.

Então como escolher o melhor para mim?

Vamos considerar alguns pontos que sabemos que tem relevância na escolha do curso.

1 - Considere as suas características pessoais.

Muitas pessoas em sua formação familiar, social e acadêmica demonstram ter mais facilidade para uma ou outra categoria. Algumas crianças são extremamente comunicativas, outras já conseguem argumentar com lógica desde cedo, alguns não conseguem ver ou sentir o cheiro de sangue. Essas características facilitam bastante a escolha do curso e consequentemente a escolha da carreira.

Vale lembrar que o momento diz muito a respeito do que o indivíduo deseja alcançar, portanto não é incomum e nem errado que em fases diferentes da vida pessoas estudem segmentos diferentes de conhecimento.

Com certeza não é bom trocar de curso e nunca terminar nada, importante que o autoconhecimento que tanto falamos no blog esteja presente também no momento de escolher o que estudar para que a decisão seja a mais assertiva possível.

Por mais que mudanças no meio do caminho sejam aceitas, não é bom para o currículo e para a sequência da vida pessoal que a pessoa “pule de galho em galho” a indecisão não demonstra maleabilidade, na realidade demonstra falta de constância.

2 - Realize Testes Vocacionais.

Sim, isso mesmo, realize os testes vocacionais, algumas vezes os testes divergem entre si, por isso tenha o compromisso de responder de forma verdadeira e sincera,

pondere o resultado dos testes, anote-os se possível e compare-os em determinado momento.

Muitas vezes testes com uma lógica definida vão te ajudar a saber mais sobre você mesmo.

Vamos deixar aqui o link de alguns testes vocacionais bem legais:

3 - Conheça bem a área antes de escolher.

Para ter mais chances de acertar em sua escolha é primordial conhecer a área, se você já tem contato com a área pretendida isso facilita muito pois consegue saber se gosta ou não, porém muitos não tem essa chance.

O que fazer? Exercite seu Networking, converse com pessoas da área, busque profissionais que aceitem falar e mostrar à você um pouco do dia-a-dia, busque o maior número de informação possível para conseguir ter mais segurança na hora de escolher.

No Brasil quase toda profissão tem um “Conselho regional”, o Engenheiros tem o CREA, médicos tem o CRM , Advogados a OAB, vale também uma visita até uma sede do conselho regional do curso preterido, eles têm muito material a oferecer e podem sanar dúvidas de forma mais eficaz.

4 - Acompanhe o Vamos Subir!

Nós fazemos eventos quase mensais com o intuito de ajudar pessoas a encontrarem formas de realizarem seus sonhos profissionais, sejam eles quais forem.

Compartilhamos artigos semanais com informações e conteúdos que podem e vão te ajudar a nortear sua vida de forma correta e em alto nível.

Nós contamos com um time preparado para te orientar, palestrantes de fora que são referência no que fazem e super respeitados no mercado de trabalho.

Não tenho dúvida de que você assim como milhares de outras pessoas que já passaram em nossos eventos, vai se inspirar e quem sabe receber um insight poderoso que vai te ajudar a tomar decisões.

Aproveitamos para te convidar para nosso próximo evento.

Imperdível não é?

Não deixe para última hora, se inscreva:

O Bruno falará sobre "A gestão que está por trás das empresas mais disruptivas", uma grande oportunidade única de aprendizado com quem faz acontecer no mercado de trabalho.

As vagas são limitadas!!!

Acesse o link abaixo e inscreva-se:

Ao se cadastrar fique atento às instruções que você receberá no seu e-mail para garantir sua vaga!

E aí, gostou desse conteúdo? Não perca mais NENHUM evento, cadastre-se no site, nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo. #VAMOSSUBIR🚀🚀🚀


bottom of page