top of page

Importância da Inteligência Artificial na 4ª Revolução Industrial por Fernando Demattio, CIO da Siem

É fato que a tecnologia chegou para ficar e não tem como negar!

Alguns amam e outros odeiam, mas o fato é: para os profissionais que pretendem se destacar no mercado de trabalho contemporâneo e futuro, é de extrema importância entender como a tecnologia funciona, o movimento que ela causa dentro do ambiente de trabalho e no mundo e quais são as novas tecnologias que estão sendo criadas.

Em um bate-papo inteligente com Fernando Demattio CIO da Siemens, o Vamos Subir fez a seguinte pergunta:

Quais tecnologias os jovens devem desenvolver para os próximos anos?

Dentre as diversas tecnologias que foram citadas, a mais enfatizada por Fernando foi a Inteligência artificial (IA). Mas primeiro, um pouco de contextualização:

O que é a inteligência artificial (IA)?

A inteligência artificial segundo o artigo “Conceitos Básicos de IA” do site SalesForce, é a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos - de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente. E não é um conceito novo. Em 1956, John McCarthy, um professor universitário, criou o termo para descrever um mundo em que as máquinas poderiam “resolver os tipos de problemas que hoje são reservados para humanos.”

  • Bons modelos de dados para classificar, processar e analisar os dados de forma inteligente;

  • Acesso a grande quantidade de dados não processados para alimentar os modelos, para que continuem a se aprimorar;

  • Computação de grande potência com custo acessível para que seja possível o processamento rápido e eficiente;

Atualmente, a inteligência artificial é finalmente possível com a seguinte fórmula: big data + computação em nuvem + bons modelos de dados = máquinas mais inteligentes.

É importante destacar que apesar da inteligência artificial ser umas das tecnologias mais inovadoras, é necessário que haja profissionais engajados e capacitados para torná-la útil, pois a IA exige uma combinação de diversas tecnologias para que funcione de forma eficaz e eficiente.

Algumas dessas tecnologias são:

Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural, e claro, uma análise preventiva para prever comportamentos futuros dos usuários.

Falando agora sobre 4ª Revolução Industrial, um tema que é particularmente apaixonante para Fernando Demattio. A Siemens muito ativa, se coloca como protagonista nesse ambiente de revolução e Fernando explica na prática os benefícios que a inteligência artificial pode agregar em projetos industriais, para os envolvidos nestes projetos, e para os futuros clientes do mesmo. Confira no vídeo abaixo:

E aí, gostou desse conteúdo? Não perca nenhum e fique dentro de tudo o que postamos e compartilhamos, nos siga nas redes sociais!


bottom of page