top of page

Entrevista com Gabriel Ribeiro – Cargo X


Quais são as habilidades que você busca em alguém pra trabalhar hoje no seu time?

Busco alguém que tenha uma energia boa e jovem, que seja competitivo (que tenha jogado algum esporte por exemplo), mente aberta… Alguém que tenha viajado pra fora do Brasil e fale outro idioma; com vontade de crescer na carreira e na vida. Alguém que esteja sempre buscando algo novo, que esteja sempre disposto a encontrar uma solução pra qualquer problema.

Qual seu principal conselho para alguém que está começando sua carreira?

Eu diria que você nunca sabe o que vai acontecer no dia seguinte e quais oportunidades irão chegar. Trabalho é trabalho, precisa ficar focado e ser consistente. O foco vai sempre te guiar no caminho certo e você nunca sabe quando terá uma oportunidade, então meu conselho é estar sempre alerta porque qualquer decisão que você tomar hoje vai ter uma consequência ou um resultado.

Como um jovem pode ter sucesso trabalhando em uma empresa com cultura de Startup (caso CargoX)?

Para que um jovem tenha sucesso, ele precisa primeiro saber que as coisas não vão acontecer em seis meses ou um ano – precisa ter paciência. E a coisa mais importante é ouvir as pessoas. Quando você entrar em uma empresa, olhe para a pessoa do seu lado e faça uma comparação. Se ele trabalha dez horas por dia, você trabalha dez horas e dez minutos. Sempre busque fazer mais do que as pessoas ao seu redor, tenha paciência e ouça as pessoas que estão perto de você. É importante tirar as coisas boas das pessoas próximas e sempre aprender com os outros.

O que você replica de um profissional americano para profissional brasileiro?

Sim, morei lá por 25 anos mais ou menos. Eu acho que o que estou trazendo pra Brasil é colocar as pessoas em primeiro lugar. Qualquer empresa em que você trabalhar (pode ser uma empresa de tecnologia, transporte ou qualquer outro segmento); é importante sempre colocar as pessoas em primeiro lugar. Se a pessoa não estiver feliz, ela não vai trazer resultado. Sempre tenho uma mente aberta, empatia e preocupação de como as pessoas estão sentindo. Outro ponto importante é sempre fazer as coisas com rapidez; quando você é de lá, você está sempre pensando no que é mais inovador e que precisa implementar isso rápido. A diferença daqui, é que há muita burocracia. Se estou trazendo uma ideia e quero implementá-la, quero que isso aconteça em 15 dias. Quero estar sempre trazendo coisas novas pro departamento e espero o mesmo da minha equipe.

Você é bem jovem e lidera uma equipe grande. Você pode nos contar um pouco da experiência de como tem sido, os desafios e como vencer o preconceito da “pouca idade”?

Tenho um time de 30 pessoas. Cada um deles tem sua vida e seus problemas, mas sempre ajudamos uns aos outros, sentimos que somos uma família.

Os próprios colaboradores gostam de ajudar a treinar a equipe. Toda semana, costumamos sair pra tomar uma cerveja. Toda segunda temos treinamento, estamos abertos a aprender como melhorar. As pessoas novas sempre trazem ideias novas e sempre puxam uns aos outros. Nosso time, como falei, é uma família: Umas pessoas são pais, mães, outras são os jovens. Mas todos querem ser líderes, e ser um líder é colocar a mão na massa e ajudar os outros.

Tem mais algum recado que você queira passar aos jovens?

Eu acho que a coisa mais importante é sempre ter um sonho. Sonhar com as melhorias você puder ter na vida, pra ajudar a família e conhecer o mundo. Eu gostaria de sempre ser um mentor – já tive muitos mentores na vida e agora que eu tenho a oportunidade de contribuir na vida dos outros, quero fazer isso com as pessoas também. Aproveite a juventude e seja atencioso, paciente, feliz e ajude os outros porque, no futuro, você também será um mentor pra eles.


bottom of page