A equipe do Vamos Subir perguntou a Roman Romancini, vice presidente regional das Salesforce, qual o fator é primordial para se trabalhar em determinada área e entre as opções demos "vocação, conhecimento e oportunidade", mas para Roman nenhuma dessas três opções é a resposta ideal, pois a vontade é a essência de tudo.
Roman explica que para ele vocação não determina o futuro, mas a nossa disposição sim! Ele continua dizendo que para trabalhar em determinada área a função exercida deve nos fazer feliz, não exatamente para sempre, mas precisamos nos sentir motivados. É essa motivação que vai nos ajudar a desenvolver novas habilidades e aptidões.
Seguindo a teoria de Malcolm Gladwell, autor de diversos livros, entre eles Davi e Golias, que defende a tese de que a nossa vontade e ação diz mais sobre nós do que nossas características naturais e que podemos superar barreiras mesmo que pareça improvável, Roman utiliza dois pontos, expostos pelo autor numa comparação, para explicar a importância de obter conhecimento no mundo corporativo e na vida.
Existem dois tipos de conhecimento o conhecimento baseado nas habilidades natas e o conhecimento compensatório:
O primeiro refere-se a habilidades que já possuímos e nossa facilidade de desenvolvê-las ainda mais, simplesmente por ser algo que nos identificamos e já apresentamos bons resultados naquela função. O segundo tipo de conhecimento refere-se ao conhecimento proveniente do desafio, da falta de habilidade e do desejo de saciar essa lacuna, o tipo favorito de Roman, porque o conhecimento compensatório é muito valioso, pois pouco a pouco podemos nos tornar excelentes em coisas que antes eram muito difíceis para nós.
O executivo encerra fazendo uma comparação entre um sonho e um quebra cabeça de 10.000 peças, para completar o jogo precisamos das peças que faltam e não das que já temos, para ele a mesma coisa acontece conosco, devemos nos perguntar "o que falta?" e a resposta nos mostrará onde devemos melhorar.
"Para atuar numa determinada área hoje, eu diria: primeiro VONTADE, que vem com CURIOSIDADE, que vem com DESAFIO."
No fim, trabalhar em determinada área se resume a ter vontade e gosto pela profissão alimentada por curiosidade e desafios dia após dia. Assim as habilidades e o conhecimento serão melhorados, aumentando consequentemente a chance de novas oportunidades.
E aí? Um pouco desafiador né? Mas são esses desafios que vão nos ajudar a alcançar o topo!
Tá disposto a vir com a gente?