É fato que a tecnologia chegou para ficar e não tem como negar!
Alguns amam e outros odeiam, mas o fato é: para os profissionais que pretendem se destacar no mercado de trabalho contemporâneo e futuro, é de extrema importância entender como a tecnologia funciona, o movimento que ela causa dentro do ambiente de trabalho e no mundo e quais são as novas tecnologias que estão sendo criadas.
Em um bate-papo inteligente com Fernando Demattio CIO da Siemens, o Vamos Subir fez a seguinte pergunta:
Quais tecnologias os jovens devem desenvolver para os próximos anos?
Dentre as diversas tecnologias que foram citadas, a mais enfatizada por Fernando foi a Inteligência artificial (IA). Mas primeiro, um pouco de contextualização:
O que é a inteligência artificial (IA)?
A inteligência artificial segundo o artigo “Conceitos Básicos de IA” do site SalesForce, é a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos - de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente. E não é um conceito novo. Em 1956, John McCarthy, um professor universitário, criou o termo para descrever um mundo em que as máquinas poderiam “resolver os tipos de problemas que hoje são reservados para humanos.”
Bons modelos de dados para classificar, processar e analisar os dados de forma inteligente;
Acesso a grande quantidade de dados não processados para alimentar os modelos, para que continuem a se aprimorar;
Computação de grande potência com custo acessível para que seja possível o processamento rápido e eficiente;
Atualmente, a inteligência artificial é finalmente possível com a seguinte fórmula: big data + computação em nuvem + bons modelos de dados = máquinas mais inteligentes.
É importante destacar que apesar da inteligência artificial ser umas das tecnologias mais inovadoras, é necessário que haja profissionais engajados e capacitados para torná-la útil, pois a IA exige uma combinação de diversas tecnologias para que funcione de forma eficaz e eficiente.
Algumas dessas tecnologias são:
Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural, e claro, uma análise preventiva para prever comportamentos futuros dos usuários.
Falando agora sobre 4ª Revolução Industrial, um tema que é particularmente apaixonante para Fernando Demattio. A Siemens muito ativa, se coloca como protagonista nesse ambiente de revolução e Fernando explica na prática os benefícios que a inteligência artificial pode agregar em projetos industriais, para os envolvidos nestes projetos, e para os futuros clientes do mesmo. Confira no vídeo abaixo:
E aí, gostou desse conteúdo? Não perca nenhum e fique dentro de tudo o que postamos e compartilhamos, nos siga nas redes sociais!